- Projeto: Cores em cordel Período:
- Justificativa:
Este projeto tem como objetivo desenvolver saberes que favoreçam a percepção da importância das cores. E através da exploração de conhecimentos sobre o universo das cores, buscar formas para compreender e melhorar os ambientes, e assim a qualidade de vida.
Neste trabalho será fundamental observar a natureza, manusear objetos, admirar obras artísticas e bens culturais procurando ler o mundo com sensibilidade.
“Todas as telas nascem em branco e a decisão de colorir é toda sua.”
Romero Britto.
3.Objetivo geral:
3.Objetivo geral:
Interpretar e associar cores às interferências que podem proporcionar ao cotidiano, experimentando as possibilidades expressivas das nossas ideias e dos nossos sentimentos através das cores.
4.Metodologia:
Discussão sobre a presença e importância das cores na vida e como elemento de expressão em nosso cotidiano.4.Metodologia:
Questionamentos sobre o que sabemos, o que queremos saber sobre este assunto, anotando sugestões e contribuições da turma.
Organizar gráfico das cores preferidas da turma.
Conversar sobre as cores dos seres vivos na natureza. (flora/fauna)
Realizar atividades para exercitar o código de cores utilizado em mapas.
Questionar se podemos expressar sentimentos através das cores.
Retratar um colega com duas expressões diferentes: sorrindo e assustado.
Manusear blocos lógicos e sólidos geométricos para observação e reconhecimento de especificidades de cores e formas.
Realizar desafios matemáticos envolvendo a lógica, combinações e sequências.
Participar de experimento para compreender de onde vêm as cores.
Discutir as diferenças entre corantes e pigmentos.
Conversar sobre os efeitos de corantes químicos no processamento de alimentos e seus efeitos para a saúde.
Trabalhar com a mistura de tintas e registrar o resultado da mistura de cores.
Classificar cores.
Ouvir “Aquarela” e realizar atividades a partir da letra e da biografia dos autores.
Manusear peças do tangram.
Realizar releituras de obras de arte. (plásticas e visuais)
Observar o uso das cores em materiais impressos e seu uso na publicidade bem como a influência para motivar consumo de produtos.
Pesquisar cores que auxiliam a coleta seletiva e formas de reutilização e reciclagem para desenvolver a economia sustentável.
Pesquisar sobre as cores como símbolos de cultura. (papel moeda, bandeiras, folclore...)
Observar as cores presentes em ambiente construídos relacionando com atividades que estimulam o turismo.
Ler texto informativo sobre os arcos das Olimpíadas relacionando ao significado.
Colorir mascotes da Olimpíada do no Brasil e ler textos sobre os mesmos.
Confeccionar cartazes sobre as cores nos alimentos.
Realizar atividades envolvendo a produção de alimentos saudáveis.
Realizar experimentos verificando os tipos de transformações de materiais.
Observar como ocorrem as reações químicas e a liberação de energia térmica, luminosa e residual.
- Recursos:
- Estratégias:
Leituras, interpretações, releituras, dinâmicas de grupo,...
Leituras sugeridas:
A escola é...
Caixa mágica de surpresa.
O que é circo.
Piruetas.
Alice no país do aprendizado.
O valor das coisas.
Aquarela.
Bolhas.
Borboletas.
Bairros não são todos iguais.
O trânsito.
Olimpíadas: países e bandeiras.
Releituras: Pablo Picasso, Escher, Volpi, Ivan Cruz, Tarsila do Amaral, Miró, Romero Brito, Lourival Viegas, Ninhol,...
Livros sugeridos:
Aritmética da Emília.
Cores em cordel.
As cores do mundinho.
Bom dia todas as cores.
O pássaro sem cor.
Passarinho preto e a alegria de todas as cores.
Jogos e brincadeiras:
Elefante colorido, bambolê, varetas,...
7. Avaliação:
Será feita ao longo do projeto observando o cumprimento das etapas e o desenvolvimento individual e grupal.
8. Bibliografia:
SOUZA, Mauricio. e Cerbasi, Gustavo. Descobrindo o valor das coisas: o guia de educação financeira para pais e professores ensinarem crianças brincando. São Paulo: Ed. Gente, 2012.