quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Projeto cores em cordel

  1. Projeto: Cores em cordel                          Período:


  1. Justificativa:
Este projeto tem como objetivo desenvolver saberes que favoreçam a percepção da importância das cores. E através da exploração de conhecimentos sobre o universo das cores, buscar formas para compreender e melhorar os ambientes, e assim a qualidade de vida.
Neste trabalho será fundamental observar a natureza, manusear objetos, admirar obras artísticas e bens culturais procurando ler o mundo com sensibilidade.

“Todas as telas nascem em branco e a decisão de colorir é toda sua.”
                             Romero Britto.
3.Objetivo geral:
Interpretar e associar cores às interferências que podem proporcionar ao cotidiano, experimentando as possibilidades expressivas das nossas ideias e dos nossos sentimentos através das cores.

4.Metodologia:
Discussão sobre a presença e importância das cores na vida e como elemento de expressão em nosso cotidiano.
Questionamentos sobre o que sabemos, o que queremos saber sobre este assunto, anotando sugestões e contribuições da turma.
Organizar gráfico das cores preferidas da turma.
Conversar sobre as cores dos seres vivos na natureza. (flora/fauna)
Realizar atividades para exercitar o código de cores utilizado em mapas.
Questionar se podemos expressar sentimentos através das cores.
Retratar um colega com duas expressões diferentes: sorrindo e assustado.
Manusear blocos lógicos e sólidos geométricos para observação e reconhecimento de especificidades de cores e formas.
Realizar desafios matemáticos envolvendo a lógica, combinações e sequências.
Participar de experimento para compreender de onde vêm as cores.
Discutir as diferenças entre corantes e pigmentos.
Conversar sobre os efeitos de corantes químicos no processamento de alimentos e seus efeitos para a saúde.
Trabalhar com a mistura de tintas e registrar o resultado da mistura de cores.
Classificar cores.
Ouvir “Aquarela” e realizar atividades a partir da letra e da biografia dos autores.
Manusear peças do tangram.
Realizar releituras de obras de arte. (plásticas e visuais)
Observar o uso das cores em materiais impressos e seu uso na publicidade bem como a influência para motivar consumo de produtos.
Pesquisar cores que auxiliam a coleta seletiva e formas de reutilização e reciclagem para desenvolver a economia sustentável.
Pesquisar sobre as cores como símbolos de cultura. (papel moeda, bandeiras, folclore...)
Observar as cores presentes em ambiente construídos relacionando com atividades que estimulam o turismo.
Ler texto informativo sobre os arcos das Olimpíadas relacionando ao significado.
Colorir mascotes da Olimpíada do no Brasil e ler textos sobre os mesmos.
Confeccionar cartazes sobre as cores nos alimentos.
Realizar atividades envolvendo a produção de alimentos saudáveis.
Realizar experimentos verificando os tipos de transformações de materiais.
Observar como ocorrem as reações químicas e a liberação de energia térmica, luminosa e residual.


  1. Recursos:
Livros de arte e de literatura, giz de cera, massa de modelar, guache, papéis, rótulos, gravuras, fotografias, jogos, filmes, desenhos animados, histórias em quadrinho, páginas na internet, charges, brinquedos coloridos, sólidos geométricos, tangram, barras de cuisenaire, materiais fornecidos pelo CTC.


  1. Estratégias:
Leituras, interpretações, releituras, dinâmicas de grupo,...


Leituras sugeridas:
A escola é...
Caixa mágica de surpresa.
O que é circo.
Piruetas.
Alice no país do aprendizado.
O valor das coisas.
Aquarela.
Bolhas.
Borboletas.
Bairros não são todos iguais.
O trânsito.
Olimpíadas: países e bandeiras.


Releituras: Pablo Picasso, Escher, Volpi, Ivan Cruz, Tarsila do Amaral, Miró, Romero Brito, Lourival Viegas, Ninhol,...
Livros sugeridos:
Aritmética da Emília.
Cores em cordel.
As cores do mundinho.
Bom dia todas as cores.
O pássaro sem cor.
Passarinho preto e a alegria de todas as cores.


Jogos e brincadeiras:
Elefante colorido, bambolê, varetas,...


7. Avaliação:
Será feita ao longo do projeto observando o cumprimento das etapas e o desenvolvimento individual e grupal.


     8. Bibliografia:

SOUZA, Mauricio. e  Cerbasi, Gustavo. Descobrindo o valor das coisas: o guia de educação financeira para pais e professores ensinarem crianças brincando. São Paulo: Ed. Gente, 2012.