“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
Paulo Freire.
Aula 1: Data: 22/02/16.
Plaquinha:
Num mundo com tanta gente dei sorte encontrar você.
Vamos começar o ano com projetos e otimismo.
Assim construiremos um mundo melhor!
1. Apresentação da professora.
É bom estar aqui e este ano descobriremos outros segredos sobre leitura e escrita.
Vamos aprender muito juntos. Conversa sobre o projeto ‘Alegria das cores: O circo chegou.
Observação: cadeiras arrumadas em semicírculo.
2. Chamada pedindo a cada criança que diga o que a deixa feliz e sua cor preferida.
3. Distribuição de crachás e lembrancinhas.
4. Conversa sobre a hora do banheiro, merenda, tarefas, cuidados com os materiais escolares.
5. Canção:
Boa tarde meu amigo.
6. Excursão nas dependências da escola.
7. Dinâmica de grupo: “Trocando cores”.
8. Realização de trabalho de arte utilizando as cores trocadas na dinâmica realizada anteriormente.
9. História:
O CIRCO CHEGOU!
COM MUITA ALEGRIA
TRAZENDO COM ELE
MUITA GEOMETRIA
TEM PALHAÇO, TEM TRAPEZISTA.
TEM MÁGICO, TEM EQUILIBRISTA.
E SE VOCÊ LER ESTE LIVRO
TAMBÉM VAI VIRAR ARTISTA!
10.13. Avaliação como suporte de ação pedagógica;
Ditado de palavras e frases, escrita do alfabeto, escrita de números até cem, do nome.
Observação: No último dia da semana será realizada prova integrada contendo leitura, interpretação, exercícios de gramática e ortografia produção, textual, cálculos e desafios matemáticos.
14. Leitura e interpretação:
Volta às aulas.
Distribuição de tarefa escolar:
Atividades de revisão envolvendo gramática e ortografia (s/c).
Aula 2:
1. Apresentação do cartaz: “Palavrinhas mágicas” e do ”Alfabeto da alegria”.
2. Recolhimento de tarefas de casa.
3. Dinâmica de grupo envolvendo contagem;
Um aluno deixa a sala e os outros escondem um objeto. Quando o aluno volta começa a procurar o objeto, os outros principiam a contar em série de um à cinquenta. Princípio em voz baixa, mas à medida que o aluno se aproxima do objeto os alunos vão falando mais alto os números. Interrompem a contagem no momento que ele encontra o objeto. Pode ser contagem regressiva.
4. História: Aritmética da Emília.
5. Produção textual a partir de sequências de figura:
“O circo matemágico”.
6. Realização de exercício de revisão de matemática.
Tarefa para casa.
Aula 3 :
O circo científico.
1. Colocação do calendário.
2. Organização de cadernos e apresentação do livro do projeto: “Abra mundo”.
3. Formação de grupos áulicos através de eleição.
4. Realização da aula número um do livro apresentando noções de transformações.
5. Noção de dicionário.
6. Distribuição de tarefas de casa.
Aula 4:
Leitura e interpretação: O circo no Brasil.
Colorir mapa localizando o Brasil no mundo.
Livro de História: as mudanças nas paisagens através dos tempos.
Texto informativo sobre a vida e obra do artista Pablo Picasso.
Apresentação de sua obra: desenhos feito com uma linha.
Exercícios envolvendo o tema circense.
Aula 5:
1. Avaliação através de prova.
2. Brincadeira no pátio:
Estoura balões envolvidos num plástico contendo tinta. Formará painel com explosão de cores...