quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

INICIAÇÃO À MÚSICA

LIVRO:
BRINCANDO COM A MÚSICA

EXERCÍCIO 1:
UM PARTICIPANTE INICIA O JOGO FAZENDO DE CONTA QUE ESTÁ SEGURANDO UMA BOLA EM SUA MÃO.
ELE DEVE ARREMESSÁ-LA A UM COLEGA DO CÍRCULO ADICIONANDO UM SOM VOCAL AO MOVIMENTO DE ARREMESSO PARA MELHOR INDICAR O CAMINHO FEITO PELO OBJETO IMAGINÁRIO.
O COLEGA PEGA A BOLA E ARREMESSA FAZENDO UM OUTRO SOM DIFERENTE DO ANTERIOR SEMPRE COM A INTENÇÃO DE,PELO SOM E PELO GESTO,INDICAR O CAMINHO.
É BOM QUE O CAMINHO,DURANTE O DECORRER DO JOGO ESSA BOLA IMAGINÁRIA MUDE DE TAMANHO,PESO,PULE,ROLE PELO CHÃO,ESCAPE PARA FORA DO CÍRCULO TUDO MOSTRADO POR GESTOS E SONS EMITIDOS.

EXERCÍCIO 2:
OS ALUNOS OUVEM 4 PEÇAS SELECIONADAS,UMA EM SEGUIDA DA OUTRA.
DURANTE  A AUDIÇÃO ESCREVE  PARTITURAS DISTINTAS REPRESENTADA POR LINHAS COLORIDAS IDENTIFICANDO DIFERENTES INSTRUMENTOS.
LEGENDA:
EX:
AZUL-PIANO,VERMELHO-CELLO,AMARELO-VIOLINO,...
TERMINADA A ESCUTA TODOS SE DIVIDEM EM GRUPO A PARTIR DAS PARTITURAS FEITAS INDIVIDUALMENTE DEVEM REMONTAR OUTRA E SONORIZÁ-LA CRIANDO UMA NOVA PEÇA OUVIDA.
NO FINAL DEVEM TENTAR DESCOBRIR QUAL A PEÇA DE ORIGEM.

EXERCÍCIO 3:VOGAL E CONSOANTE
TOMA-SE UMA NOTA DE BASE PARA SER ENTOADA POR TODOS AO MESMO TEMPO.
PODE SER UMA VOGAL ESCOLHIDA,COMO SE FOSSE UM CORAL.
CADA UM ESCOLHE ALEATORIAMENTE DUAS CONSOANTES DE SOM CURTO COMO POR EXEMPLO T E P,
COM AS QUAIS IMPROVISA EM CIMA DA BASE ENTOADA SOBRE A VOGAL,CADA QUAL NO SEU TEMPO,ENQUANTO ANDA PELA SALA LIVREMENTE,DESLOCANDO ASSIM,O SOM PELO ESPAÇO.
O RESULTADO SONORO DEVE SER DE VÁRIAS VOZES CANTANDO UMA MASSA SONORA DE SONS MELÓDICOS CONTÍNUOS(EXEMPLO:PPP/PTPTPT/TTT)
CADA PARTICIPANTE REPRESENTA NO PAPEL UM LAPSO DE TEMPO DO RESULTADO SONORO.

 EXERCÍCIO 4:
TODOS OS PARTICIPANTES SAEM ANDANDO A PROCURA DE LINHAS CONTÍNUAS,RETAS OU ARREDONDADAS EXISTENTES NOS CONTORNOS DE OBJETOS E DAS ESTRUTURAS DA SALA,SEGUINDO-AS COM O DEDO INDICADOR:OBJETOS ,SALIÊNCIAS,LINHAS DAS PAREDES,FORMAS DIVERSAS.
ENQUANTO SEGUEM AS LINHAS VÃO FAZENDO A SUA MANEIRA E AO SEU RITMO O SOM QUE IMAGINAM LHE CORRESPONDER.
APÓS MOSTRAM O QUE ENCONTRARAM,REFAZENDO O PERCURSO DO SOM  OU DO SILÊNCIO....

EXERCÍCIO 5:
EM CÍRCULO UM ALUNO INSPIRA E OUTRO AO LADO EXPIRA ASSIM CONTINUAMENTE.
VARIAÇÃO:SEQUENCIA DE SONS

PARA OUVIR:
SYMPHONIE AU BORD D UN PAYSAGE-LEJEUNE

OUTRAS SUGESTÕES:

PAI FRANCISCO ENTROU NA RODA TOCANDO SEU VIOLÃO:
QUANDO ELE VEM TODO REQUEBRADO PRECE UM BONECO DESENGONÇADO.

CHICOTINHO QUEIMADO ADAPTADO:
COLEGA TOCA INSTRUMENTO ATRÁS DA CRIANÇA QUE SERÁ O NOVO PEGADOR.