"Aprender para nós é construir,reconstruir,constatar para mudar o que não se faz sem abertura ao risco e a aventura de espírito."
(Paulo Freire)
O processo lúdico de ensino é um importante meio para estimular a curiosidade e fortalecer a confiança no aluno.Entretanto é necessário que o conhecimento científico e o conhecimento empírico sejam complementares.
É compromisso do bom professor buscar preparação para a atividade educativa.Através do conhecimento de algumas abordagens teóricas filosóficas é possível compreender as funções implícitas no ato de jogar e as implicações destas para uma educação do ser livremente criativo,capaz de interagir no meio em que vive e produzir trabalho de forma prazeirosa.
Devemos explorar na sala de aula a proximidade existente entre jogo,arte,cultura.
O desenvolvimento é um processo orgânico fundamental,aprimoramento progressivo do conjunto de predisposições,por meio do crescimento e da estruturação.O crescimento é um processo que inclui o organismo psicofísico na sua totalidade.
O óvulo fecundado se desenvolve,não somente por multiplicação celular e seu crescimento quantitativo,mas por progressiva organização genética e através de processos de diferenciação,integração e estruturação que dão lugar a algo novo,alcançando estados orgânicos complexos como individualização.
A alimentação,as funções glândulares e as excitações hormonais podem intervir no desenvolvimento do ser.
No ser humano o processo de desenvolvimento não se dá unicamente determinado pela natureza,mas também no confronto com valores,cultura,religião,arte,política,...
O crescimento do ser humano é dinâmico e evolutivo,é contínuo,mas não uniforme.Atravessa várias evoluções periódicas,oscilações,revoluções,e até movimentos retrógrados,períodos tempestuosos.
Além disso,para o desenvolvimento da vida perceptiva é primordial o avanço da imaginação que presupõe a espontaneidade,intensidade e aumento de percepções(visual,acústicas,táteis,...)
Sendo que a melhoria da qualidade de vida da população está diretamente ligada com a formação de educadores considera-se que o estudo possibilita colocar em cheque alguns conceitos num processo de descontrução,reconstrução e apropriação de outros conceitos.
Entretanto,é importante que o planejamento das ações educativas esteja articulado com os meios evolutivos naturais.
Para tanto,o educador precisa conhecer o sistema de teorias e fases do desenvolvimento.
Considerando-se que nenhuma prática educativa deve ser embasada em empirismo puro,o estudo teórico dos jogos como atividade voltada ao desenvolvimento cognitivo deve ser aprofundado.
A relação entre o lúdico e a aprendizagem é fato defendido por vários teóricos da educação.
Cabe aos educadores evidenciar em que medida os jogos podem vir a favorecer o desenvolvimento integral da criança,desde que respeitadas sua história de vida e sua individualidade e levantar implicações de sua utilização em sala de aula para o desenvolvimento de competências do alunado.
O professor deve cumprir sua função mediadora da criança com seu meio natural e social.
É importante então relacionar conhecimento cotidiano e conhecimento científico,capacitar o reconhecimento de especificidades do processo de construção do conhecimento,suas linguagens,símbolos,códigos e através da motivação do pensamento abstrato favorecer a percepção crítica.
Cabe a escola assumir a educação interdisciplinar voltado para o interesse das crianças.
Utilizar avaliação objetivando facilitar o acesso a outras etapas da aprendizagem.
Como seres humanos de natureza lúdica,devemos tratar as questões propondo romper com a superficialidade do conhecimento apenas verbalizado,valorizando também a ação natural e prazeirosa no ato de produzir diversidade cultural.
Professora Adriana