quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Projeto cores em cordel

  1. Projeto: Cores em cordel                          Período:


  1. Justificativa:
Este projeto tem como objetivo desenvolver saberes que favoreçam a percepção da importância das cores. E através da exploração de conhecimentos sobre o universo das cores, buscar formas para compreender e melhorar os ambientes, e assim a qualidade de vida.
Neste trabalho será fundamental observar a natureza, manusear objetos, admirar obras artísticas e bens culturais procurando ler o mundo com sensibilidade.

“Todas as telas nascem em branco e a decisão de colorir é toda sua.”
                             Romero Britto.
3.Objetivo geral:
Interpretar e associar cores às interferências que podem proporcionar ao cotidiano, experimentando as possibilidades expressivas das nossas ideias e dos nossos sentimentos através das cores.

4.Metodologia:
Discussão sobre a presença e importância das cores na vida e como elemento de expressão em nosso cotidiano.
Questionamentos sobre o que sabemos, o que queremos saber sobre este assunto, anotando sugestões e contribuições da turma.
Organizar gráfico das cores preferidas da turma.
Conversar sobre as cores dos seres vivos na natureza. (flora/fauna)
Realizar atividades para exercitar o código de cores utilizado em mapas.
Questionar se podemos expressar sentimentos através das cores.
Retratar um colega com duas expressões diferentes: sorrindo e assustado.
Manusear blocos lógicos e sólidos geométricos para observação e reconhecimento de especificidades de cores e formas.
Realizar desafios matemáticos envolvendo a lógica, combinações e sequências.
Participar de experimento para compreender de onde vêm as cores.
Discutir as diferenças entre corantes e pigmentos.
Conversar sobre os efeitos de corantes químicos no processamento de alimentos e seus efeitos para a saúde.
Trabalhar com a mistura de tintas e registrar o resultado da mistura de cores.
Classificar cores.
Ouvir “Aquarela” e realizar atividades a partir da letra e da biografia dos autores.
Manusear peças do tangram.
Realizar releituras de obras de arte. (plásticas e visuais)
Observar o uso das cores em materiais impressos e seu uso na publicidade bem como a influência para motivar consumo de produtos.
Pesquisar cores que auxiliam a coleta seletiva e formas de reutilização e reciclagem para desenvolver a economia sustentável.
Pesquisar sobre as cores como símbolos de cultura. (papel moeda, bandeiras, folclore...)
Observar as cores presentes em ambiente construídos relacionando com atividades que estimulam o turismo.
Ler texto informativo sobre os arcos das Olimpíadas relacionando ao significado.
Colorir mascotes da Olimpíada do no Brasil e ler textos sobre os mesmos.
Confeccionar cartazes sobre as cores nos alimentos.
Realizar atividades envolvendo a produção de alimentos saudáveis.
Realizar experimentos verificando os tipos de transformações de materiais.
Observar como ocorrem as reações químicas e a liberação de energia térmica, luminosa e residual.


  1. Recursos:
Livros de arte e de literatura, giz de cera, massa de modelar, guache, papéis, rótulos, gravuras, fotografias, jogos, filmes, desenhos animados, histórias em quadrinho, páginas na internet, charges, brinquedos coloridos, sólidos geométricos, tangram, barras de cuisenaire, materiais fornecidos pelo CTC.


  1. Estratégias:
Leituras, interpretações, releituras, dinâmicas de grupo,...


Leituras sugeridas:
A escola é...
Caixa mágica de surpresa.
O que é circo.
Piruetas.
Alice no país do aprendizado.
O valor das coisas.
Aquarela.
Bolhas.
Borboletas.
Bairros não são todos iguais.
O trânsito.
Olimpíadas: países e bandeiras.


Releituras: Pablo Picasso, Escher, Volpi, Ivan Cruz, Tarsila do Amaral, Miró, Romero Brito, Lourival Viegas, Ninhol,...
Livros sugeridos:
Aritmética da Emília.
Cores em cordel.
As cores do mundinho.
Bom dia todas as cores.
O pássaro sem cor.
Passarinho preto e a alegria de todas as cores.


Jogos e brincadeiras:
Elefante colorido, bambolê, varetas,...


7. Avaliação:
Será feita ao longo do projeto observando o cumprimento das etapas e o desenvolvimento individual e grupal.


     8. Bibliografia:

SOUZA, Mauricio. e  Cerbasi, Gustavo. Descobrindo o valor das coisas: o guia de educação financeira para pais e professores ensinarem crianças brincando. São Paulo: Ed. Gente, 2012.


















Projeto acolhida-Cores da alegria:o circo do amanhã

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
Paulo Freire.
Aula 1:                                     Data: 22/02/16.                
Plaquinha:
Num mundo com tanta gente dei sorte encontrar você.
Vamos começar o ano com projetos e otimismo.
Assim construiremos um mundo melhor!
1. Apresentação da professora.
É bom estar aqui e este ano descobriremos outros segredos sobre leitura e escrita.
Vamos aprender muito juntos. Conversa sobre o projeto ‘Alegria das cores: O circo chegou.
Observação: cadeiras arrumadas em semicírculo.
2. Chamada pedindo a cada criança que diga o que a deixa feliz e sua cor preferida.
3. Distribuição de crachás e lembrancinhas.
4. Conversa sobre a hora do banheiro, merenda, tarefas, cuidados com os materiais escolares.
5. Canção:
Boa tarde meu amigo.
6. Excursão nas dependências da escola.
7. Dinâmica de grupo: “Trocando cores”.
8. Realização de trabalho de arte utilizando as cores trocadas na dinâmica realizada anteriormente.
9. História:
O CIRCO CHEGOU!
COM MUITA ALEGRIA
TRAZENDO COM ELE
MUITA GEOMETRIA


TEM PALHAÇO, TEM TRAPEZISTA.
TEM MÁGICO, TEM EQUILIBRISTA.
E SE VOCÊ LER ESTE LIVRO
TAMBÉM VAI VIRAR ARTISTA!


10.13. Avaliação como suporte de ação pedagógica;
Ditado de palavras e frases, escrita do alfabeto, escrita de números até cem, do nome.
Observação: No último dia da semana será realizada prova integrada contendo leitura, interpretação, exercícios de gramática e ortografia produção, textual, cálculos e desafios matemáticos.
14. Leitura e interpretação:
Volta às aulas.
Distribuição de tarefa escolar:
Atividades de revisão envolvendo gramática e ortografia (s/c).
Aula 2:
1. Apresentação do cartaz: “Palavrinhas mágicas” e do ”Alfabeto da alegria”.
2. Recolhimento de tarefas de casa.
3. Dinâmica de grupo envolvendo contagem;
Um aluno deixa a sala e os outros escondem um objeto. Quando o aluno volta começa a procurar o objeto, os outros principiam a contar em série de um à cinquenta. Princípio em voz baixa, mas à medida que o aluno se aproxima do objeto os alunos vão falando mais alto os números. Interrompem a contagem no momento que ele encontra o objeto. Pode ser contagem regressiva.
4. História: Aritmética da Emília.
5. Produção textual a partir de sequências de figura:
“O circo matemágico”.
6. Realização de exercício de revisão de matemática.
Tarefa para casa.
Aula 3 :
O circo científico.
1. Colocação do calendário.
2. Organização de cadernos e apresentação do livro do projeto: “Abra mundo”.
3. Formação de grupos áulicos através de eleição.
4. Realização da aula número um do livro apresentando noções de transformações.
5. Noção de dicionário.
6. Distribuição de tarefas de casa.
Aula 4:
Leitura e interpretação: O circo no Brasil.
Colorir mapa localizando o Brasil no mundo.
Livro de História: as mudanças nas paisagens através dos tempos.
Texto informativo sobre a vida e obra do artista Pablo Picasso.
Apresentação de sua obra: desenhos feito com uma linha.
Exercícios envolvendo o tema circense.
Atividade artística:criação com cordão.

Aula 5:
1. Avaliação através de prova.
2. Brincadeira no pátio:
Estoura balões envolvidos num plástico contendo tinta. Formará painel com explosão de cores...

Alfabeto da Alegria





Sugestão:Livros
Aventuras no circo.Juliana Washington.Ed.Impala do Brasil
O circo do Amanhã-Lilia M.Schwarcz.Ed.Companhia das letrinhas.
Meu primeiro livro de mágica.Ed Girassol